Inicio de corte

Corte

Juntamente com o risco o corte é considerado mundialmente como o processo industrial de maior importância na confecção pois, o resultado da operação de ambos influenciará sensivelmente na qualidade e preço final do produto.Os fatores que devem ser observados entre outras coisas no corte são: tecido, tonalidades, larguras, quantidades, metragem, fabricante, composição do tecido, etc...




Enfesto.

O enfesto é a operação de sobrepor varias folhas de tecido com medidas determinadas respeitando suas larguras, comprimento estabelecido pelo risco e encaixe e principalmente a capacidade de corte da maquina utilizada, não comprometendo a qualidade da operação.
O enfesto do tecido pode ser efetuado de três maneiras básicas; enfesto direto, orientado, face a face. Recomenda-se deguir as regras fundamentais, para obter uma qualidade superior para a costura do, produto ,analisando as condições da coluna da malha torções em tecidos tubulares principalmente os mercerizados, providenciando o descanso do tecido o tempo necessário para sua acomodação.

Temos a pratica de colocar uma folha de papel sobre a mesa, antes do enfesto, é um procedimento adotado por nós para evitar atrito entre a mesa e o tecido, conseqüentemente não tencionando as folhas enfestadas e permitindo o deslocamento das partes parcialmente cortadas.


Modelagem

A modelagem. é o desenho técnico da roupa, usando as medidas em conformidade com a estrutura do corpo humano

A mecânica gráfica de transporte.
A mecânica gráfica de transporte das medidas da forma tridimensional para o bidimensional, onde se desenha os modelos mediantes as maneiras de traçar.

A mecânica de transformação.
A mecânica de transformação do modelo-base no modelo estrutural desejado, de acordo com as tendências de moda
e de acordo com as informações fornecidas pelo empresário em relação a seu cliente.

Ampliações e Reduções.
Ampliações e Reduções; modificações para que o efeito desejado seja totalmente utilizado em todas proporções.
Estes princípios geométricos são os mesmos utilizados na fabricação de chapas de metal.Seguimos três parâmetros básicos estilo utilidade durabilidade



Moulage.
Por vezes há a necessidade de empregar essa técnica de trabalho, ora em partes do modelo, ora se faz obrigatória a pratica dessa técnica no modelo por completo; Trata-se de modelar diretamente no busto de costureira ou em uma pessoa para que possa alcançar os mais diversos caimentos.


Risco
Este setor é considerado mundialmente, a fatia industrial de mais importância na confecção.O resultado da operação juntamente com o corte influenciará sensivelmente na qualidade e preço do produto final.
O risco tem características particulares que nossa equipe conhece bem e trabalha de forma que possa reduzir o consumo final da peça, obedecendo as regras que o tecido possa impor, como a largura do tecido quando este for de sentido único e risco fio do tecido, contra-fio, fio viés, (risco diagonal obedecendo 90º entre outros.).

As Marcações.
As marcações de piques, identificações feita par o processamento na costura, numerações, furos e observações com ênfase em detalhes poucos visíveis.

Considerando a estabilidade do tecido
O processamento do risco é executado em papel especial, próprio para esse fim. Atendendo as orientações criadas no desenvolvimento, modelagem através de fichas técnicas.

Costura

No setor de costura, vários aspectos importantes são analisados completando todas informações e critérios estabelecidos na engenharia do produto:

O sistema de alimentação.
O sistema de alimentação é efetuado manualmente por distribuidoras de serviços. Este sistema busca basicamente a ordem, a seqüência da fabricação e principalmente a individualização dos lotes de trabalho. Dentro de um layout racional possibilitando um percurso curto, de fácil manuseio, otimizando o fluxo das operações

Linha de montagem.
Na linha de montagem cada operador efetua uma parte da peça final, mediante observação ou medida apropriada. È importante também estabelecer níveis de produção, para que a seqüência não seja interrompida. Os tipos de equipamentos utilizados são os que a peça exigir, destacamos os mais comuns e normalmente utilizados na maioria das peças; reta ponto fixo, ponto corrente, pespontadeira (duas agulhas) ponto zig-zag, overlock, ponto invisível, máquina de bolso social, interlock, caseadeira, pregadeira de botões. etc.

Revisão

Nesta etapa os produtos recém chegados da costura passam por uma rigorosa inspeção que irá avaliar os seguintes aspectos:

Verificação de medidas, para ver se a peça está alinhada na sua estrutura, os itens verificados são mangas, pernas, golas, etc
Qualidade da costura se há desvios na costura, e também costura repuxada etc..
As peças que não passam pela revisão retornam para o setor de fabricação para sofrerem
os ajustes necessários e as peças aprovadas são encaminhadas para o setor de acabamento.

Acabamento (arremate)

Nesta etapa os produtos são (arrematados), ou seja, todas as linhas e fios de tecido excedentes são retirados e as peças ficam empilhadas aguardando serem passadas.

Embalagem
As peças recebem etiquetas com a marca do fabricante e por fim embaladas em sacos plásticos ou outras embalagens, e após este processo estarão prontas para ir a expedição onde serão encaminhadas para os compradores, lojas da marca, entre outros veículos de vendas..

Um comentário:

map