SEPARAÇÃO

SEPARADOR É O BRAÇO DIREITO DO CORTADOR
A função separa o corte para ir para as oficinas de costura, separa aviamentos, etiquetas e acessórios


Conhecido muitas vezes como auxiliar de corte, o separador é o braço direito do cortador. O papel do profissional é pegar as peças de tecido, colocar em descanso, fazer o enfesto, separar o corte por tipos, peças e cores e ajudar nas anotações do corte.


a profissão tem como função separar o corte para ir para as oficinas de costura, separar aviamentos, etiquetas e acessórios. "Se tiver peças para bordar ou estampar, ele separa as partes para mandar bordar ou estampar e, quando retornam do bordado, junta novamente às outras peças. O separador também separa peças prontas para irem para o tingimento ou para a lavanderia ou acabamento, e separa as peças de diferentes tecidos ou modelos para encaminhar para a passadeira", explica. A professora afirma ainda que na maioria das vezes o cargo é ocupado por homens, em virtude dos pesados fardos de tecidos que costumam carregar nessa função.


o profissional normalmente atua em dois setores da empresa - no corte e no setor de aviamentos -, em ambos separando e preparando o corte e os aviamentos para a costura, seja ela interna ou externa.
 Fabrício diz que é importante manter-se sempre atualizado. "A forte competitividade imposta pelo mercado às empresas faz com que os modelos sejam cada vez mais complexos, e essa complexidade demanda mais capacidade desse profissional". Uma boa dica dada pelo professor é ser dinâmico e estar sempre atento às fichas técnicas e ordens de produção.

. "Muitas confecções não veem a função como uma profissão, mas sim como um ajudante de corte ou ajudante-geral. Falta divulgar mais essa profissão para todos terem conhecimento de que ela existe e é de suma importância dentro de uma confecção".
Apesar de o separador ser muito importante no processo confeccionista, em algumas empresas não consta do quadro de funcionários, o que sobrecarrega o cortador e atrasa a produção e a entrega das encomendas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

map