LAYOUT

   
PONTOS CRÍTICOS NO LAYOUT INDUSTRIAL
O layout industrial influencia diretamente os resultados da gestão do processo, refletidos na produtividade e no custo do produto. A distribuição física do ambiente deve estar de acordo com a sequência operacional, o que reduz as perdas por deslocamento de materiais e de pessoal e contribui com a gestão visual. É comum, na indústria de confecções, a terceirização de partes do processo por facções de costura, estamparias, bordados, modelagem, corte, acabamento etc., e toda a empresa, independentemente de ser própria ou terceirizada, deve estruturar sua gestão com a definição de um layout conforme a sequência operacional. A seguir, você poderá observar um exemplo de layout para produção e seus pontos críticos.

Sala de desenvolvimento do produto
Nesta sala fica o setor de pesquisa e desenvolvimento do produto. Sua localização deve ficar próxima à dos setores de encaixe e risco, estoque de materiais e da produção que desenvolverá a peça piloto. Empresas de médio porte já possuem uma célula especial para produção e teste da peça piloto que fica junto à sala de desenvolvimento.

Sala de planejamento, encaixe e risco
Este setor deve ter acesso ao setor de estoque e corte, pois o planejamento de risco deve considerar a largura de cada tecido para otimizar o rendimento da matéria-prima e manter a alimentação de serviços para o corte.

Mesa de corte
A mesa de corte deve estar dimensionada para trabalhar com, no mínimo, três pilhas de enfesto:
- uma pilha em processo de enfesto;
- a segunda pilha em processo de corte;
- a terceira aguardando para ser cortada.
O comprimento da mesa de corte deve ser proporcional ao tamanho médio dos produtos e da grade que você corta. Por exemplo, se sua empresa produz sobretudos com 1,20 m de consumo médio e grade de três tamanhos (P, M, G), cada enfesto terá comprimento médio de 3,60 m e a mesa deve possuir, no mínimo, um comprimento de 9,80 m. A altura deve ser em torno de 1 m. A largura deve ser projetada pelo tipo de tecido que você utilizará, deixando uma folga de 20 cm para apoio da máquina de corte. É importante que a largura comporte o tecido aberto, pois o corte em tecido enfestado ou dobrado normalmente aumenta o consumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

map